A cadeia de frio é o processo que assegura a qualidade dos produtos nos processos de concepção, armazenamento e transporte, evitando assim qualquer tipo de riscos aos consumidores.
Dessa maneira, a cadeia de frios é a responsável por manter as características originais dos produtos e suas qualidades nutritivas. Além de impedir a proliferação de microorganismos e possíveis toxinas, por consequência o processo natural de decomposição é adiado.
Falhar em atender esses critérios levam a perda da qualidade dos produtos, e até mesmo multas das agências reguladoras.
Dessa forma, a fim de assegurar a proteção desses produtos, principalmente dos alimentos e vacinas, contra qualquer tipo de variação que comprometam sua qualidade, foram desenvolvidos controladores de temperatura de compartimentos de refrigeradores como congeladores, geladeiras, câmaras e outros.
IoT e a Cadeia do Frio
A Internet das Coisas (IoT) veio para integrar e fortalecer ainda mais a visibilidade e o controlo das operações de toda a cadeia de frio.
O reforço da responsabilidade corporativa sobre a temática da segurança de produtos sujeitos a controlo de temperatura indexou uma mudança na posição do setor após a implantação da tecnologia IOT– passar as questões de segurança da posição de prevenção reativa, para uma prevenção ativa.
Com um monitoramento remoto dos refrigeradores comerciais acontecendo 24 horas por dia. O envio instantâneo de alertas em casos de extrapolação de limites pré-definidos e controle de abertura de portas a cadeia do frio apresenta mais segurança e eficácia em seus processos.
Essa monitorização que acontece em tempo real envia os dados necessários para os responsáveis na execução dos refrigeradores. Depois configura as medidas preventivas necessárias a serem executadas.
Os alertas do sistema podem ser enviados de diversas formas como ligação de VOZ, SMS e/ou EMAIL, caso algum parâmetro fique fora dos limites.
É possível também realizar uma análise de padrões de variações de temperatura. Através das ferramentas de busin intelligence, auxiliando assim os responsáveis na tomada de decisões mais estrategicamente vantajosas.
Aplicações
Confeitarias
As confeitarias em sua maioria produzem, bolos e massas de diversos sabores e unidades. Possuem também veículos que realizam as entregas desses produtos, para filiais e consumidores.
Como principal necessidade as confeitarias precisam garantir que a entrega dos seus produtos seja feita com qualidade e precisam garantir que a temperatura dos refrigeradores nos veículos durante o transporte não seja alterada.
Através do monitoramento de temperatura em tempo real, a gestão de confiabilidade das confeitarias consegue rastrear e monitorar a temperatura dos refrigeradores durante todo o percurso de entrega, garantindo a qualidade dos produtos transportados.
A tecnologia pode ser aplicada em qualquer empresa de logística que realize o transporte de produtos para a cadeia do frio.
Laboratórios
A grande maioria dos laboratórios farmacêuticos enfrentam algum desafio no monitoramento de temperaturas quando se trata de um grande número de refrigeradores.
Antes das soluções de monitoramento IOT, os laboratórios contavam apenas com os registros manuais da leitura de temperatura e umidade, ou seja, estavam sempre propensos à falhas humanas ou técnicas.
Era comum a necessidade de arcar com perdas de estoque e desperdícios de produtos.
Com a chegada da soluções de IOT, atualmente todos os laboratórios podem contar com um monitoramento. Isso por meio de registros de leituras de temperatura em tempo real. Isso garante que a perda de produtos e os risco materiais contaminados caiam significativamente.
De reação á prevenção
A Internet das Coisas (IoT) transformou e fortaleceu a visibilidade e o controlo das operações de toda a cadeia de frio.
A possibilidade de monitorar em tempo real e gerar dados necessários para a configuração e a estruturação das medidas preventivas necessárias a serem executadas. Assim como atuar sob medidas preventivas oferece uma segurança maior e mais competitividade para as empresas.
Concluindo
Primeiramente a eficiência e a otimização são focos que a monitorização IoT pretende reforçar na cadeia de frio. Assim como ela pretende minimizar os impactos de erros humanos, concentrando a atenção dos intervenientes nas medidas necessárias para tornar este processo ainda mais rentável para os negócios.
Dessa forma, com estes avanços no mercado da cadeia de frio, a informação é transformada em energia.
Os benefícios de incluir estas soluções vão muito além do retorno financeiro expectado e torna o cliente final, o grande favorecido.
Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Inteligência das Coisas, o que ela pode fazer pela sua empresa?! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.