Glossário IoT: Conecte-se à informação

Glossário IoT

Então, você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas (IoT) e como ela pode economizar tempo e dinheiro, preservando sua sanidade. Você pode até estar pesquisando soluções e conversando com fornecedores que estão descartando termos, e eles esperam que você saiba como tudo funciona e o que significa, por isso trouxemos um Glossário IoT para ajudá-lo a navegar no básico.

Pensamos que seria útil um Glossário IoT escrito por seres humanos para seres humanos que explique os termos de IoT comumente usados.

Glossário IoT

Interface de programação de aplicativos (API):

Uma API é um intermediário que permite que um dispositivo ou software se comunique com outras máquinas ou aplicativos para fornecer funcionalidade ou acesso a dados. As APIs agilizam a implementação de máquinas ou dispositivos, para que as equipes de integração não precisem escrever um novo código.

Um exemplo simplificado de uma API em ação: permitir que os dispositivos de IoT compartilhem dados coletados com o software de back-end proprietário de uma empresa ou com sistemas de monitoramento internos.

Internet das Coisas:

A Internet das coisas ou IoT é um ecossistema de dispositivos conectados que podem se comunicar entre si e com pessoas, pela internet. Atualmente, estamos experimentando a primeira onda de IoT que já criou um alarde considerável.

Através da IoT e com produtos como o Amazon Echo ou Google Nest, podemos controlar termostatos, eletricidade e até mesmo nossos sistemas de som, por meio de ativação de voz ou através de outro dispositivo. Incrível não é!? Estamos apostando que as futuras levas de IoT terão tecnologia de blocos incorporada ou com capacidades ainda maiores.

Internet das coisas para o setor industrial:

A Internet das Coisas para o setor industrial ou IIoT é o uso da tecnologia IoT na fabricação e no trabalho industrial. Essas indústrias precisam da IoT para operar em um nível maior, com maior capacidade e inteligência, a fim de maximizar seus benefícios. Muitas vezes referida como Indústria 4.0, a IIoT está revolucionando o setor, ajudando a reduzir custos, aumentando o armazenamento e melhorando o uso de dados.

Plataforma IoT:

Uma plataforma IoT é parte integrante deste ecossistema, ajuda a coletar, armazenar e analisar dados na nuvem antes de apresentar as informações em um dispositivo. Isso é muito útil em um ambiente de negócios, quando a plataforma IoT é capaz de processar dados em tempo real, mostrando aos empregadores uma visão geral e completa de sua empresa, desde ineficiências até requisitos de manutenção.

IoT Gateway:

Um IoT Gateway é um dispositivo físico ou programa de software que serve como ponto de conexão entre vários dispositivos e a nuvem. Como vários dispositivos podem se conectar à nuvem, o gateway traduz cada protocolo, geralmente na sua fronteira, para tornar a IoT uma realidade. Um gateway IoT também pode fornecer segurança adicional para a rede e para os dados que transporta. Através da manipulação da detecção e criptografia, ele pode proteger os dados que se deslocam para a nuvem, de vazamentos ou de dispositivos IoT instalados com software malicioso.

Machine-to-Machine (M2M):

Esse termo compreende a comunicação automatizada entre dispositivos. A troca normalmente ocorre via internet ou telefone celular, e é usada desde a engenharia médica até a produção automatizada. O M2M permite a manutenção remota de máquinas e reúne tecnologia de informação e comunicação.

Cloud Computing:

A Cloud Computing oferece serviços de computação (dados, armazenamento, servidores, redes, software, etc.) pela internet – ou “nuvem”. Isso significa que as empresas podem acessar esses recursos como uma utilidade (eletricidade, por exemplo) ao invés de ter que construir e manter infraestruturas de computação internamente e, portanto, economizam dinheiro.

Blockchain

O Blockchain ficou conhecido com a explosão do bitcoin, mas ele vai muito além do mercado financeiro. Esse é um princípio que permite administrar e processar dados por meio de um sistema descentralizado. É como se uma cadeia de bloco de dados estivesse interligada e, para que uma transação de qualquer espécie aconteça, é preciso examiná-las sem perder as conexões.

ZigBee

Enraizado nas especificações IEEE 802.15.4, o ZigBee é uma tecnologia sem fio econômica e eficiente, ideal para aplicativos máquina-a-máquina (M2M) e redes de IoT. Operando em 2,4 GHz globalmente, o ZigBee transfere pequenos bits de dados usando muito pouca energia, prestando-se ao controle sem fio e aos aplicativos de sensores M2M e IoT. A tecnologia ZigBee é amplamente usada porque é razoavelmente robusta, oferece altos níveis de segurança e escalabilidade e pode suportar muitos nós.

Z-Wave

Favorecido para automação residencial, o Z-wave é um protocolo de comunicação sem fio que opera na faixa de frequência de 800 a 900 MHz. Por meio dessas ondas de baixa energia, ele permite que dispositivos inteligentes se comuniquem e é frequentemente usado em aplicativos de controle remoto.

2G

Uma evolução da primeira geração da tecnologia sem fio, a tecnologia da segunda geração (2G) permitiu chamadas telefônicas criptografadas digitalmente, a integração do serviço de dados (permitindo SMS / mensagens de texto) e o uso mais eficiente do espectro de radiofrequência (acomodando mais usuários por faixa de frequência).

3G

A terceira geração (3G) da tecnologia celular sem fio que permitiu uma transferência de dados mais rápida. As redes 3G fornecem taxas máximas de dados de 144 Kbps; além das chamadas de voz, o 3G inaugurou uma nova era de acesso à Internet móvel. O 3G também permitiu videochamadas, TV móvel e streaming.

4G

Uma evolução acentuada da tecnologia celular anterior, o 4G (quarta geração) fornece intervalos de dados de pico de 100 Mbps em redes de área ampla e um mínimo de 1 Gbps em redes fixas (por exemplo, pontos de acesso). O aumento da velocidade de dados permite que os usuários móveis desfrutem de um nível ainda mais alto de acesso à Web móvel, que inclui streaming de TV de alta definição e jogos avançados.

Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *