IoT: Aplicações e tecnologias

Para tentar exemplificar a IoT e suas aplicações, pense em computadores, tablets, smartphones e televisores, que transmitem sinais, um para o outro, por meio de um rede conectada. Pensou? 

Vamos agora ampliar essa lista. 

Imagine esses dispositivos conectados via internet com carros, geladeiras, micro-ondas, trens, aviões, entre outros milhares de artefatos. 

Tal rede utiliza inúmeros recursos tecnológicos como sensores e aparelhos de radiofrequência para que a conexão seja realizada.

Em síntese, o que descrevemos acima é a prática da Internet das Coisas: promover a conexão via internet de “coisas”. Ou seja, a união via internet de tudo que é passível de conexão. 

PESSOAS + OBJETOS

Na lista poderíamos incluir até mesmo roupas acessórios corporais como óculos, relógios, pulseiras, etc. 

Atualmente, os desenvolvedores de IoT buscam possibilitar conexão no maior número de objetos. 

Em seus projetos, eles carregam o desafio de promover essas conexões sem prejudicar o uso dos objetos.

Entretanto, o mais interessante não é somente conectar objetos à internet. A principal potencialidade da Internet das Coisas está em realizar a comunicação entre os objetos e pessoas. 

Esse conceito, de natureza prática pode ser entendida também como transmissão de dados e informações. 

Assim, via internet, as “coisas” (artefatos, dispositivos, ferramentas) trocam sinais entre si. Posto de outro modo, os objetos móveis e fixos ganham autonomia para interagir uns com os outros. 

Portanto imagine que no final do expediente de trabalho a geladeira alertou seu celular sobre os alimentos que faltam na casa. E que, no caminho, seu carro carregou informações sobre promoções do mercado mais próximo. 
Em outra situação seu computador enviou, de casa para seu trabalho, os documentos que seus parceiros de negócio gostariam de ver. 

É assim que funciona a Internet das Coisas, com os objetos conectados à internet oferecendo praticidade e agilidade ao dia a dia. 

Transformação digital: o futuro é hoje

Um dos exemplos de uso do IoT é na area da saude, como no transporte e armazenamento de vacinas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,5 milhões de crianças morrem por ano no mundo por doenças que poderiam ser evitadas com uma simples vacina.

Uma das causas associadas a esse problema é a falta de sistemas seguros de transporte e armazenamento de vacinas, uma vez que elas precisam de uma excelente refrigeração para serem preservadas.

Diante disso, tecnologias como a Internet das Coisas têm ajudado a criar sistemas eficazes que mantêm as vacinas protegidas, principalmente em regiões onde as condições são mais precárias, como em países do continente africano onde as temperaturas são elevadas e certamente o controle de temperatura se torna tão importante.

O Sistema funciona através de sensores que se encontram na própria geladeira portátil, conectados com uma plataforma IoT, que monitoram em tempo real o estado das vacinas, assim como a quantidade atualizada.
Assim, os profissionais podem levá-las para qualquer lugar, com a garantia de que mais pessoas poderão ser vacinadas sem prejuízo.

Atualmente, cresce o número de empresas e organizações não empresariais que trabalham diretamente com IoT. 

Assim como na parte educacional e de formação tecnológica, o número de instituições com cursos que envolvem IoT também é expressivo. 

IoT Hoje!

Na realidade, esse é só o começo de uma ampla mudança que ocorrerá no mercado e na sociedade com a IoT.

Hoje, a IoT é considerada o grande passo daqueles que querem de fato viver a transformação digital. Espera-se que, no futuro, todas as coisas estejam conectadas à rede e, assim, se possa dar mais utilidade a produtos e objetos.

Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.

Um comentário em “IoT: Aplicações e tecnologias”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *