Tem se tornado cada vez mais comum as empresas tomarem medidas de contribuição para a redução de emissões de poluentes e para o enfrentamento das consequências das mudanças climáticas, e uma delas é o monitoramento de temperatura em tempo real.
As empresas farmacêuticas por exemplo estão implementando cada vez mais atividades de sustentabilidade bem como um aspecto positivo de suas metas de responsabilidade corporativa.
Muitas empresas tem buscado métodos e planos para reduzir suas emissões de poluentes.
Por isso, muitas delas tem apresentado metas ambiciosas, visando o uso sustentável da água, a redução e a reciclagem de resíduos e até a neutralidade do carbono.
Indústrias farmacêuticas e a sustentabilidade corporativa
A cadeia de suprimentos farmacêuticos, historicamente possui uma relação com o desperdício de resíduos.
Isso ocorre devido a falta de monitoramento e controle total sobre os produtos.
Mas, a medida que eles são processados, ocorre um desperdício operacional por processos ineficientes devido a falta de visibilidade total da cadeia de suplementos.
Por isso, a utilização de medidores de temperatura em tempo real estão permitindo que as empresas possam medir o desperdício e reduzi-los através de monitoramento.
Resíduos desperdiçados durante o transporte
Mas, além do desperdício operacional, existem também outros fatores que levam a indústria farmacêutica a obter tantos problemas com poluentes e resíduos, o trasnporte.
Sem um monitoramento de temperatura em tempo real, é possível que ocorra um desvio de temperatura durante o transporte, e esse desvio só seja notado várias semanas depois.
Assim cada paleta desperdiçada significa que uma nova remessa de substituição deve ser enviada.
Com isso existe um custo ambiental associado a fabricação, transporte e distribuição desses produtos que precisam ser repostos. Incluindo consumo de agua, plásticos produzidos, emissões de CO2 e combustível.
Os benefícios da tecnologia de monitoramento de temperatura em tempo real
Atualmente através da tecnologia de monitoramento em tempo real, é possível obter dados que beneficiam as práticas comerciais e impulsionam a sustentabilidade.
Por exemplo, a solução de monitoramento de temperatura em tempo real da Fractum, inclui registradores de dados que emitem em tempo real.
Uma plataforma está preparada para emitir alarmes visuais ou sonoros que alertam para anormalidades nos sistemas monitorados, assim como temperaturas anormais ou a qualidade do ar.
O monitoramento é em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O trabalho é feito proativamente com as partes interessadas, designando para facilitar a ações corretivas necessárias.
Se um palete contendo produtos sensíveis à temperatura pode ter sido deixado em um depósito, que não é adequadamente controlado, as temperaturas começam a se desviar além dos limites designados. Uma notificação é exibida e é enviada.
Assim a empresa pode identificar onde os paletes estão e quais medidas devem ser tomadas para mover os paletes para uma área com temperatura controlada, evitando danos ao produto.
Além dos dados em tempo real, que um programa de monitoramento fornece, tendências de longo prazo e análises de desempenho em relação a faixas específicas, pontos de interesse. Assim como aeroportos e portos, tipos de embalagem e assim por diante, são facilmente detectáveis.
Os painéis agora podem permitir que os fabricantes de produtos farmacêuticos e fornecedores de logística determinem onde o risco mais substancial ocorre em sua cadeia de suprimentos e, posteriormente, reduzi-los.
Comparando seu impacto ambiental
Com uma análise de dados possível por meio de uma solução de monitoramento de temperatura através da Internet das Coisas (IoT), as empresas podem criar um plano de ação tangível.
Reduzindo assim o desperdício, bem como sua pegada de carbono em toda a cadeia de suprimentos.
Por meio dos dados, as equipes da cadeia de suprimentos podem facilmente referenciar a redução de excursões e rejeições de remessa resultantes de seu programa proativo de monitoramento e visibilidade de temperatura.
Por isso, com essas informações, eles podem medir tangivelmente sua redução emissão de carbono e economia. Assim como a sustentabilidade resultantes na diminuição de plásticos consumidos e menos emissões de CO2 produzidas.
Considere um fabricante global de produtos farmacêuticos mencionado acima. Com um programa de monitoramento de temperatura o resultado na diminuição de plásticos produzidos, emissões de CO2 devido à produção de plásticos é assustador.
Em 2017, mais de 4.800 empresas relataram reduções nas emissões da cadeia de suprimentos. Isso equivalente a 551 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono. Isso equivale a US $ 14 bilhões em economia.
As industrias, precisam reconhecer a oportunidade de que seus principais interesses trabalhem juntos para estimular a inovação e a adoção de tecnologia.
Essas que podem reduzir desperdícios, emissões e o impacto das mudanças climáticas na saúde humana.
Embora os requisitos agora necessários para fazer uma mudança transformacional possam levar muitos anos para gerar um impacto substancial, a jornada deve começar hoje.
Potencial do monitoramento de temperatura
Portanto o potencial do que pode ser alcançado por meio da tecnologia e da colaboração para melhorar a visibilidade, a eficiência e o impacto na sustentabilidade no funcionamento da cadeia global de alimentos e saúde pode literalmente ajudar a moldar o futuro.
Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.