Internet das Coisas – IOT – e sua ascensão no Brasil.

Melhorias no monitoramento, um estímulo maior, mais buscas em inovação e mais aberturas na regulamentação são características que faltam para que o mercado de Internet das Coisas – IOT- se impulsione no Brasil.

Está mais do que claro que um novo modelo de Internet está tomando forças,.

Uma nova forma de se conectar e interagir tem sido construído ao longo do desenvolvimento dos IOT’s.

Mas ainda é impossível prever qual o rumo e as proporções que essa mudança tomara de fato ao longo dos anos.

As “coisas” que podem ser conectadas seguem a expandir dia a dia.

Eletrodomésticos, dispositivos médicos, automóveis, equipamentos industriais entre muitos outros.

E com isso as mudanças no cenário da inovação ganha mais estímulo gerando mais benefícios para o País e a população de forma geral.

Internet das Coisas e o Brasil

O desenvolvimento da Internet das Coisas – IOT- no Brasil necessita ainda de muito estímulo e um olhar bem de perto das empresas interessadas em desenvolver essa tecnologia, pois ainda existe uma grande dificuldade de expansão no País.

Com a necessidade de criar uma regulamentação específica para o setor de IOT’s, torna muito mais difícil a participação do Brasil nas tomadas de decisões e no desenvolvimento de IOT’s no País.

Por isso a busca por organismos internacionais e a batalha por padrões abertos é essencial para o avanço tecnológico do Brasil.

Desafios para a Internet das Coisas – IOT-

Um dos maiores desafios enfrentados por empresas que usam essa tecnologia é sem dúvidas a preocupação com a segurança da informação e a proteção dos dados.

Pessoas que utilizam em grande escala, esses elementos ficam na responsabilidade de órgãos responsáveis como o Marco Civil da Internet.

Mas ainda é pauta de muita discussão e desconfiança de muitas empresas e pessoas que optam por não utilizar a tecnologia com receio de que seus dados estejam vulneráveis.

Isso também acaba podando o desenvolvimento da tecnologia no Brasil da forma que era esperado, sufocando assim as novos aplicações desenvolvidas nessa área.

O desenvolvimento da internet das coisas é sem dúvida uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico para o Brasil, com o avanço dessa tecnologia a indústria se tornaria mais competitiva, assim como as prestações de serviços se tornariam mais efetivas e produtivas.

Outros setores que seriam modificados de forma direta seriam os setores da educação e a saúde pública que ainda apresentam muitas dificuldades, com o uso da Internet das Coisas – IOT- as ações governamentais se tornariam mais produtivas e menos burocráticas.

Está claro que o Brasil possui inúmeras empresas prontas para assumir o mercado de IOT, e se desenvolver juntamente com as tecnologias desenvolvidas em outros Países.

Mas é preciso que as regras internacionais sejam cumpridas de forma que atendam os interesses de todos.

O passado e o presente

A realidade é que os problemas enfrentados pelos IOT’s atualmente, são os mesmo problemas que aconteceram nos primórdios da internet que conhecemos hoje.

Assim como o aumento brutal de dados e da produtividade mundial assustam os governantes e até a própria população que mais uma vez se sente ameaçada.

Para isso eventuais dados devem ser estudados, os mercados tradicionais também devem se inteirar do assunto buscando de forma livre e com foco nas melhorias que essa tecnologia poderá oferecer a médio e a longo prazo.

Portanto a criação de uma cooperação com as entidades internacionais e com países que apresentam áreas de interesse comuns visando adotar as normas e padrões.

Deixar sempre de lado medidas unilaterais e de má fé.

Assim como o uso de dados indevidos ou qualquer outra atitude que possa intervir no desenvolvimento da tecnologia.

Essas atitudes são bem vindas e possuem um grande potencial para beneficiar as tecnologias emergentes no Brasil.

Essas medidas poderiam ser fonte de estímulo e fortalecimento do Brasil como exportador de serviços de tecnologia de informação com soluções de IoT escaláveis globalmente.

Em meio a tantas questões fica claro que ainda existem grandes desafios a serem vencidas quando o assunto é Internet das Coisas – IOT- no Brasil.

O setor de tecnologia tem um papel muito forte no desenvolvimento de um País

Portanto ingressar nas cadeias globais de valor deveria ser objetivo de politicas publicas de grande estimulo e fomento.

Quer conhecer mais sobre a Internet das Coisas e como ela pode ser utilizada em diversas aplicações? Acesse o nosso Blog, e saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *