Monitoramento de temperatura em tempo real e a gestão da qualidade em pesquisa clínica

Devida a alguns dispositivos que foram integrados pela internet das coisas (IOT), o monitoramento da temperatura de forma automatizada tornou-se possível. Com esse processo, prejuízos financeiros são evitados e a saúde dos pacientes é garantida.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que além de auxiliar no monitoramento dos medicamentos, essa tecnologia também serve como ferramenta de gestão na qualidade em pesquisas clínicas.

Em algumas pesquisas, manter a temperatura adequada é o que vai garantir o sucesso e a qualidade da mesma. Neste tipo de pesquisa entram em cena os chamados produtos sob investigação, que são aqueles que estão sendo testados como referência em estudos clínicos.

É por isso que fazer o monitoramento de forma manual torna o processo mais complicado, menos seguro e eficaz.

Benefícios do Monitoramento Automatizado na Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica

  • Um dos principais benefícios de usar uma tecnologia de monitoramento de temperatura automatizada, é justamente a possibilidade de automatizar todo o processo, e em qualquer alteração, os avisos são emitidos em tempo real, deixando definitivamente de lado os desafios e as dificuldade de um monitoramento manual.
  • Intervenções Rápidas: A facilidade de receber alertas e fazer intervenções de forma mais rápidas é outra grande vantagem em adotar um monitoramento automatizado. Assim que os indicadores pré estabelecidos com a temperatura mínima é ultrapassado, a ferramenta emite alarmes rápidos e precisos, evitando com isso perdas e danos.
  • Identificação de quedas de energia: As pesquisas clínicas precisam contar com fármacos e substancias nas condições ideais, no entanto com o monitoramento manual, uma queda de energia por exemplo, que interrompesse a conservação dos produtos durante a noite, só seria identificado no dia seguinte, causando grandes perdas. Com o monitoramento automatizado é possível receber alertas de forma rápida e precisas, contendo informações como por exemplo, quanto tempo o fármaco ficou exposto a uma temperatura indevida.
  • Mais comodidade: quando se trata de pesquisa clínica, existe ainda uma especificidade, que são os participantes. Para a realização da pesquisa, é preciso que os produtos estejam nas condições ideais. Caso haja algum problema que danifique os fármacos, esses pacientes precisam ser avisados rapidamente. Do contrário, eles irão até a instituição e voltarão para casa sem receber a medicação. E em alguns casos estes pacientes vêm de outros cidades ou estados para receber esse fármaco, o que torna a estabilidade físico química imprescindível.

Como funciona o monitoramento de temperatura em tempo real

O acompanhamento, contínuo e remoto, é realizado por meio de sensores, que se conectam à rede sem fio. A instalação é PLUG & PLAY, TOTALMENTE SEM FIOS. Em alguns instantes o DATALIVE transmite as informações vitais de sua empresa e equipamentos para a NUVEM. Eles são instalados na instituição e medem a temperatura e a umidade do ambiente 24h por dia, 7 dias por semana. É possível checar essas informações online e, em casos de desvios, receber alertas pelo celular.

O monitoramento online dispensa o uso de papéis e de planilhas. Os dados coletados ficam na nuvem, e podem ser acessados a qualquer momento ainda que a instituição fique temporariamente offline.

Os registros automatizados permite que os colaboradores foquem em atividades mais estratégicas para a instituição, pois esses dados ficam organizados e armazenados com toda a segurança.

Esse registro de dados automatizado também facilita o acesso posterior a essas informações, o que pode ser necessário no caso de análises e de auditorias.

Por fim, contar com esse monitoramento em tempo real é um diferencial para quem tem uma instituição de saúde. Ela passa a ser vista como mais confiável e séria tanto aos olhos dos pacientes quanto de órgãos reguladores do setor, como a Anvisa.

Conheça os diferenciais da Fractum

A Fractum é a empresa mais completa solução para IoT (Internet of Things) de monitoramento simples, fácil, automatizado e prático de temperatura e umidade.

MONITORAMENTO

  • Monitoramento em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ALERTAS por Ligação de VOZ, SMS e/ou EMAIL, caso algum parâmetro fique fora dos limites.
  • Relatórios AUTOMÁTICOS e ON DEMAND por e-mail com todas as medições, valores máximos e mínimos, valores médios e alertas.
  • Interface agradável e ágil.
  • Toda a comunicação e informação é criptografada.
  • Alarmes visuais ou sonoros alertam para anormalidades nos sistemas monitorados.Exemplos:abertura de portas, temperaturas anormais, qualidade do ar inadequada e outros.

O objetivo é construir uma relação de parceria, que vai desde a implantação até a adequação de uso pelas equipes internas. Para isso, há uma equipe focada no sucesso do cliente e um time de suporte que fica de plantão.

Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *