Controle de Temperatura dos Produtos e o uso de IOT’s

Superar as expectativas dos clientes é a única maneira de se obter sucesso na era digital em que vivemos – principalmente quando se trata de clientes que dependem do controle de temperatura de seus produtos, pois estes são perecíveis a qualquer variação.

Portanto, para garantir a qualidade dos serviços de uma cadeia de frios, e mantê-la ininterrupta, cumprindo assim os requisitos regulamentares, as empresas de monitoramento precisam estar a frente no quesito tecnologia.

A busca na qualidade desses serviços exigem diretrizes rígidas e complexas, como alertas confiáveis e registros de dados precisos. Ou seja, uma solução totalmente validada e compatível a fim de garantir a integridade e a segurança do produto.

Por isso soluções como esta precisam contar com o melhor que existe hoje em dia em se tratando de tecnologia.

Os IOT’s possuem a capacidade de monitorar e assegurar todas as garantias que o ramo da cadeia de frios necessita.

A segurança, integridade e controle de temperatura do produto andam de mãos dadas. 

Para alimentos e bebidas, é necessário apenas alguns graus de diferença de temperatura para causar algum tipo de deterioração.

Seja devido ao crescimento bacteriano, as condições quentes ou a danos causados ​​pelo gelo devido ao frio. 

Manter a temperaturas e a umidade adequada de armazenamento de alimentos pode ser um grande desafio.

Isso porque devido á uma série de problemas que podem ocorrer, assim optar por uma empresa qualificada e que usa soluções IOT, é sempre a melhor opção.

Antes dos IOT’s

Os métodos de monitoramento mais antigos, exigiam processos mais demorados e manuais caros de configuração de instalações fixas, como câmaras frigoríficas, freezers, refrigeradores e armazéns. 

Os sistemas de monitoramento, incluindo sensores e sondas instalados em armazéns frigoríficos, precisavam ser conectados manualmente a uma fonte elétrica.

Os dados de temperatura e umidade não eram facilmente acessíveis e não podiam fornecer uma visão panorâmica de muitas instalações ou gradualmente em um armazém ou local. 

Problemas com instalação, escalabilidade e manutenção abriram caminho para uma nova geração de sistemas inteligentes de monitoramento.

Desafios do monitoramento preciso nas empresas
Gerenciando a perda de temperatura

Um dos principais desafios da manutenção do controle de temperatura das empresas é causado simplesmente pelo tamanho dos espaços envolvidos. 

Muitas possuem espaços muito grande. com tetos de até 30 pés.

A estratificação do ar torna-se comum neste contexto.

O ar mais quente sobe e o ar mais frio se instala, o que resulta em temperaturas diferentes.

Isso também pode acontecer em espaços de armazenamento menores e apresentar uma série de desafios, incluindo as dificuldades em manter temperaturas consistentes.

A perda de temperatura causada pelas portas de carregamento das empresas também pode afetar a estabilidade da temperatura em uma instalação de armazenamento.

A medida que os produtos são transportados para dentro e para fora da estrutura. 

Dividir os espaços com cortinas de vinil e o uso de ventiladores são formas de gerenciar o fluxo e a temperatura do ar nesses espaços.

Controle de umidade

A temperatura e a umidade estão intimamente relacionadas, e qualquer tentativa de controlar a temperatura em uma instalação ou armazém provavelmente também afetará os níveis de umidade. 

Embora níveis inadequados de umidade possam afetar quase qualquer produto, a manutenção de níveis adequados de umidade é particularmente crítica quando o armazenamento e o manuseio de alimentos ocorrem. 

Níveis altos de umidade podem incentivar o crescimento e degradar a qualidade do produto e também comprometer a embalagem. Por outro lado, alguns produtos, como produtos frescos, exigem altos níveis de umidade para manter a frescura ideal.

A condensação está relacionada à temperatura e umidade, e ocorre quando o ar quente flui sobre uma superfície mais fria. O ar atingirá a superfície e formará pequenas gotículas, o que pode acontecer mesmo sem níveis excessivamente altos de umidade. 

No entanto, a umidade pode exacerbar o problema, e pode se tornar um problema especialmente quando se trata de armazenamento de alimentos. 

Reduzir a umidade ou diminuir os diferenciais de temperatura pode ajudar a evitar que esse problema ocorra. 

Em um grande armazém, minimizar a estratificação do ar pode aliviar os problemas de condensação, criando uma massa interior mais uniforme, bem como através do efeito evaporativo do ar em movimento.

Reduzindo custos

Aumentar a eficiência operacional e reduzir custos são desafios para qualquer empresa que mantém o armazenamento na cadeia de frio. 

A prevenção de desperdícios e roubos e a redução do erro humano são fundamentais para melhorar isso, assim como a manutenção de um controle rigoroso da temperatura. 

As instalações de manuseio de alimentos e os grandes armazéns de armazenamento de alimentos lutam para manter as temperaturas de maneira econômica. 

As instalações que abrigam produtos farmacêuticos precisam mostrar que cumpriram os regulamentos e outros requisitos internos para fins de auditoria.

A implementação de medidas de eficiência energética pode reduzir significativamente a perda de energia e resultar em altas melhorias no ROI. 

A conexão central de dados ambientais pode ajudar a iluminar pontos fracos, reduzir riscos e otimizar o desempenho do armazém.

Transformação digital de armazéns e instalações

Como elo fundamental da cadeia de suprimentos, armazéns, centros de distribuição, centros de compras e outros tipos de instalações devem crescer rapidamente em número para acompanhar a demanda do consumidor. 

Espera-se que o mercado da cadeia de frio cresça mais de 11% nos próximos cinco anos.

A medida que maiores quantidades de produtos com controle de temperatura se movem por toda a cadeia de suprimentos.

No entanto, muitos dos atuais sistemas de tecnologia de monitoramento de armazéns e instalações conseguem trocar dados com outros sistemas. 

A falta de integração de aplicativos é freqüentemente citada como uma barreira primária ao monitoramento eficaz das instalações e à otimização de custos. 

Por outro lado, os dados mostram que as empresas com cadeias de frio totalmente integradas tendem a ter um desempenho melhor do que as não integradas.

A transformação digital é necessária no nível da instalação para trazer visibilidade da cadeia de frio no futuro. 

IoT no local

A tecnologia Internet das Coisas (IoT), que inclui sensores que permitem a captura automática de dados, garante um fluxo contínuo de informações em tempo real sobre as condições ambientais e de qualidade do produto. 

Quando os dados são enviados para a nuvem e agregados de maneira significativa, as empresas podem evitar danos e roubos no produto, detectar imediatamente quaisquer desvios e tomar ações corretivas para evitar desperdícios e compartilhar dados com as partes interessadas, incluindo clientes, parceiros e seguradoras.

A Amazon, pioneira na transformação de armazém impulsionada por comércio eletrônico, agora usa a IoT e dezenas de milhares de robôs para mover e agrupar produtos para pedidos específicos.

A empresa experimenta drones de entrega e recebeu duas patentes de pulseiras conectadas que detectam a posição das mãos de um trabalhador e incorporam um sistema de feedback háptico projetado para monitorar a localização das caixas de estoque.

A IoT também permite a automação da cadeia de suprimentos. Os produtos em estoque constituem apenas parte da jornada pela cadeia de suprimentos. 

Para empresas que gerenciam produtos em trânsito e em repouso, conectar os dados de ponta a ponta em uma única plataforma e obter uma visão holística de todo o processo oferece a capacidade de iluminar e focar apenas nos pontos fracos e mitigar riscos.

Como funciona

Um dispositivo de monitoramento ambiental remoto é um monitor digital compacto, sem fio, com armazenamento de dados e conectividade à Internet. 

Ele mede e registra automaticamente os dados de temperatura e umidade ambiente.

Esses dados são armazenados no dispositivo e transmitidos continuamente sem fio para uma plataforma em nuvem centralizada via gateway. 

Os dados podem ser analisados ​​e facilmente compartilhados com as partes interessadas. 

Se as temperaturas começarem a se desviar dos limites pré-estabelecidos, alertas personalizados serão enviados.

Por meios como painel da web, email e mensagens SMS para que as ações corretivas possam ser tomadas imediatamente. 

Com essa tecnologia inteligente e automatizada, os custos de instalação e operação são mais baratos, o sistema é facilmente implantável e escalável e a duração da bateria permite que os dispositivos funcionem por vários meses ou até anos antes de exigir qualquer recarga. 

Ao contrário dos dispositivos com fio, os dispositivos de monitoramento remoto de temperatura não requerem contato constante com um sistema central. 

Se a energia acabar, a IoT continuará capturando e armazenando dados até a conectividade ser restaurada, para garantir que não haja lacunas na coleta de dados. 

Usando sondas e gateways, esses dispositivos podem enviar dados por distâncias maiores. Assim como a velocidade e previsibilidade com a qual os dados sem fio são transferidos são semelhantes às dos dispositivos com fio. 

Barreiras à implementação do controle de temperatura

Embora as soluções de IoT e nuvem estejam chegando às instalações de armazenamento em todo o mundo, a adoção de sistemas de armazém conectados digitalmente continua sendo a exceção e não a regra.

Era do Tempo Real

Na era do tempo real, a visibilidade é crucial para garantir que a cadeia de frio de uma empresa funcione como uma máquina bem lubrificada. 

As soluções de monitoramento de instalações com IoT oferecem uma maneira totalmente nova de gerenciar a qualidade.

A proteção e a segurança dos produtos e as melhorias da eficiência operacional.

As iniciativas de transformação digital para armazéns e instalações de armazenamento foram amplamente prejudicadas pelas baixas taxas de adoção de tecnologia. 

Em muitos casos, as empresas ainda contam com relatórios em papel e PDF, ou planilhas de eventos e sistemas independentes que não funcionam em sincronia com outros sistemas.

Tradicionalmente, os custos da implementação de sistemas modernos de IoT – principalmente para armazéns e instalações menores – superam os benefícios. 

No entanto, esse não é mais o caso. A tecnologia e os serviços estão fornecendo maneiras de automatizar o processo de instalação e minimizar os custos operacionais.

Empresas Farmacêuticas

Enquanto as empresas farmacêuticas, os varejistas de alimentos e as empresas de logística da cadeia de suprimentos estão lutando para criar uma perspectiva holística da IoT, experiências verdadeiramente conectadas de armazéns e instalações e cadeias de suprimentos contínuas apóiam o crescente volume de produtos com controle de temperatura, que só continuará a crescer. 

Os fornecedores de armazenamento da cadeia de frio e os parceiros de logística precisarão se expandir para atender a essa necessidade.

Enquanto satisfazem os requisitos esperados de seus clientes e se posicionam como parte integrante das iniciativas de marca do cliente. 

Para as principais marcas de alimentos, incluindo redes de restaurantes e varejistas, nada é mais importante do que garantir a segurança e a integridade de seus alimentos. 

Portanto as empresas farmacêuticas e seus parceiros de logística, onde medicamentos, vacinas e ingredientes farmacêuticos ativos precisam ser armazenados em condições estritas.

Mesmo pequenos desvios podem afetar a segurança e a integridade desses produtos potencialmente de alto valor. 

Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *