Como a Temperatura Errada Pode Acabar com seu Negócio

Talvez não faça muito sentido para você mas acredite, a temperatura do seu ambiente de trabalho pode acabar com o seu negócio.

É muito mais comum e até mesmo aceitável pensar que uma má administração, uma localização ruim ou até mesmo os picos de mercado sejam os principais motivos para o encerramento de uma empresa. Mas cuidado, você pode estar terrivelmente equivocado em não dar a devida atenção para ao controle de temperatura do seu ambiente, isso é claro se o seu foco de trabalho for de materiais sensíveis ao calor ou a mudanças bruscas de temperatura.

Por isso vamos citar algumas das desvantagens do que a falta de monitoramento de temperatura e de alarmes podem causar ao seu empreendimento.

Temperatura e a Ineficiência

As perdas de imunobiológicos, medicamentos e de alimentos refrigerados são fatores fáceis de pontuar e evidenciar, mas e quanto a redução da eficiência? Identificar e tratar esse fator é sem dúvidas um pouco mais complicado.

Isso devido ao fato de que qualquer quebra na cadeia do frio pode levar um produto termolábil a perder sua eficiência.

Sem a rastreabilidade de todo o processo e o registro contínuo da temperatura ao longo do tempo, não há como garantir que o produto terá a eficiência desejada na sua utilização.

Por isso é essencial que todas as empresas busquem processos mais automatizados.

É preciso também que deixem claro os procedimentos de acompanhamento e contingência destas informações junto aos funcionários envolvidos.

Assim em caso de ocorrências e desvios, as devidas ações sejam tomadas para evitar essa perda.

Temperatura e a Perda do produto

Um produto estragado, não pode de forma alguma ser comercializado.

É comum em ambientes de saúde ou de alimentos a perda de produtos pelo simples fato deles não serem fabricados, testados, armazenados, analisados ou distribuídos com a temperatura correta.

É preciso lembrar sempre que a perda de matéria prima é jogar dinheiro fora.

Existem empresas que investem em softwares de registros de dados 24h, bastante caros, mas que não solucionam o problema.

Afinal, de que adianta registrar um acontecimento ruim, sem que ninguém saiba que ele está acontecendo?

Supondo que um colaborador esqueça uma porta aberta e esse erro tenha como consequência a perda de 70% dos imunobiológicos que estavam armazenados. 

Apenas o registro de dados do acontecimento não é capaz de evitar o problema.

Para evitar o risco de perder toda a produção por erros de temperatura pontuais é preciso contar com softwares de monitoramento de temperatura com um sistema de alertas.

Sem esse sistema, torna-se impossível evitar danos (mesmo se houver apenas monitoramento constante do ambiente).

Auditorias negativas

Se você puxar um pouco na memória, irá se lembrar de algum caso que saiu nas manchetes dos jornais envolvendo empresas com problemas de contaminação.

Isso ocorre por salmonelas (no caso específico do setor de alimentos) ou descartes de medicamentos e vacinas por outras complicações que a falta do controle térmico causa.

Provavelmente, você passa horas pensando em como evitar que isso aconteça com a sua empresa, certo? Por isso, possuir uma solução que monitore a temperatura e que contenha também alertas é algo tão importante.

Sem isso, sua empresa fica vulnerável à problemas que possam gerar negativas dentro das auditorias das entidades governamentais e também para conquista de certificações.

Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *