IoT |Monitoramento da Temperatura na Saúde

Durante anos o monitoramento de temperatura tem sido foco de algumas frentes como o transporte, farmácias, hospitais etc. Outro fator que também é possível observar é que muitas dessas pessoas também não compreendem como a Internet das Coisas pode auxiliar a cadeia do frio, e o monitoramento de temperaturas, por isso o foco desse material é que as pessoas entendem mais um pouco sobre as ações Monitoramento de Temperatura na Saúde, e como elas são essenciais para um bom desempenho das atividades diárias, ou seja, como elas atuam no bem estar e na saúde das pessoas.

Importância do monitoramento de temperatura na saúde

O monitoramento de temperatura tornou-se uma prática rotineira de quem trabalha com o armazenamento e transporte de medicamentos, vacinas e hemoderivados.

O fato é que qualquer falha que ocorra nesse processo, origina grandes perdas para a instituição, assim como para o paciente, falhas de temperatura pode ocasionar grande comprometimento na saúde de pacientes e causar grandes prejuízos financeiras as instituições que fazem parte de todo esse ciclo, são eles os laboratórios, hospitais, bancos de sangue e clínicas, por isso a importância da utilização de uma tecnologia no monitoramento da cadeia de frio tornou-se uma peça chave fundamental para assegurar duas coisas:

  • Facilitar o trabalho da equipe.
  • Garantir qualidade para pacientes e em auditorias.

IoT – contribuições para o monitoramento de temperatura

Cada vez mais a área de saúde tem apostado em soluções tecnológicas que auxiliam no monitoramento de temperatura e outras grandezas. Quando a tecnologia se engloba com assuntos da área de saúde logo o termo IOT é levado em consideração, pois essa tecnologia auxilia e muito os profissionais de saúde a garantirem um bom monitoramento e controle de temperatura. Sejam elas câmaras, geladeiras, caixas térmicas, ambientes, etc.

Imagine a comodidade em receber alertas pelo celular quando a porta de uma das câmaras estiver aberta ou disparar alarmes de baixa e/ou alta temperatura para sinalizar a ocorrência de falta de energia elétrica? Isso tudo é possível usando soluções com IoT.

De forma mais resumida, a Internet das Coisas tem a capacidade otimizar a atuação humana, através da associação das tecnologias ao treinamento das equipes que trabalham com o monitoramento de temperaturas (e de outras grandezas também).

Como a IoT facilita o monitoramento?

A IOT possui a capacidade de facilitar o monitoramento de temperatura através da captura de informações com o uso de sensores. Isso se trata de um equipamento apropriado para fazer leituras de forma constante e enviar esses dados para a nuvem.

Esses dados são acessados via acesso a plataformas online, através de celulares e computadores, todas as informações estão contidas nessas plataformas especializadas.

Para que o uso do IOT seja o mais adequado possível, é preciso que todos os atores que compõe o ciclo tenham acesso e contribuam com a análise desses dados, assim como eles precisam ficar atentos aos alarmes emitidos pela tecnologia.

IoT torna a atuação humana mais assertiva e prática.

A internet das coisas surgiu para agregar em todos os parâmetros de vida de qualquer ser humano. Isso também inclui setores onde a temperatura é um fator importante para a preservação de outras vidas, por meio dos medicamentos, insumos e imunobiológicos.

Por exemplo, os dados estão disponíveis em diversos dispositivos e meios. Entretanto, ela permite que essa informação seja decodificada e se transforme em uma ação específica, facilitando e muito qualquer tipo de tomada de decisão.

Na outra mão, as instituições de saúde têm ficado mais atentas quanto às inúmeras possibilidades existentes para o setor com a internet das coisas. Principalmente, aquelas relacionadas à segurança dos pacientes e economia de recursos.

Itens necessários para a eficiência do Monitoramento de Temperatura na Saúde

Para garantir que a cadeia do frio seja um sucesso são necessários alguns cuidados, como:

  • Utilização de equipamentos específicos para monitoramento da temperatura;
  • Certificar-se de que o produto recebido está dentro da faixa de temperatura ideal;
  • Armazená-lo em local apropriado e acompanhar a sua temperatura durante todo o tempo em que estiver estocado;
  • Transportá-lo em maletas e caixas térmicas apropriadas e no menor tempo possível;
  • Utilizá-lo dentro do período de tempo estimado que o mesmo possa ficar fora de refrigeração;
  • Criação de POPs (procedimentos operacionais padrões) próprios para a cadeia do frio, com o intuito de orientar os profissionais.

Cadeia do Frio

Dentro de um Centro de Saúde podemos montar o seguinte esquema para controle de temperatura:

  • Recebimento dos produtos termolábeis: Nessa etapa, além de ser feita a checagem habitual referente a quantidade de produtos, também deverá ser observado se a temperatura dos mesmos se encontram dentro da faixa ideal estipulada pelo fabricante. Todo esse processo deverá ser feito rapidamente para que os produtos fiquem o menor tempo possível fora da refrigeração adequada;
  • Armazenagem: Os medicamentos e as vacinas recebidos deverão ser guardados em locais de temperatura controlada. Exemplos como freezers e geladeiras, e mantidos lá até o seu momento de uso;
  • Monitoramento: É muito importante que a temperatura dos espaços em que os produtos termolábeis estão sendo armazenados seja verificada constantemente. Uma das melhores formas de realizar esse controle é através do monitoramento automatizado. Sistema composto por sensores que detectam a temperatura do ambiente e informam quando a temperatura está fora da faixa ideal. Além disso apresenta os dados em uma tela e armazená-los em nuvem para serem acessados em qualquer lugar e a qualquer momentos efeitos desejados.

Para deixar ainda mais claro o que a automação e o uso da Internet das coisas faz pela eficiência empresarial, leia também o nosso artigo sobre Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro! E saiba tudo sobre as tecnologias que estão mudando o mundo e como a Fractum influencia nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *